Cooperação Internacional: a solidariedade além-fronteiras

Os projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento são a principal área de atuação da Solsef e consubstanciam-se em ações concretas de promoção humana, particularmente em comunidades com Índice de Desenvolvimento Humano-IDH Baixo, em particular nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Para além de procurar responder às necessidades sentidas pela população, os projetos da Solsef têm como fator determinante a sustentabilidade dos mesmos. Assim, os projetos devem servir os beneficiários de forma continuada no tempo, criando condições para que possam permanecer ou ajudar ao desenvolvimento pessoal e da região, não apenas no momento da intervenção, mas criando efeitos que se multipliquem no tempo e nos beneficiários diretos e indiretos, promovendo ainda uma maior autonomia para quem participa nos mesmos.

Em que se baseiam?

Desde 2016, que os projetos de Cooperação para o Desenvolvimento da Solsef estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são um conjunto de 17 objetivos que surgiram para colmatar necessidades sentidas por pessoas que em todo o mundo vivem sem meios de subsistência necessários para o desenvolvimento das suas capacidades. Estes Objetivos foram inspirados pelas Nações Unidas, em setembro de 2015, e acolhidos pela Solsef por visarem a criação de patamares essenciais de desenvolvimento em áreas que têm vindo a ser o objeto essencial da nossa intervenção: a Educação e a Saúde.

A quem se destinam?

Desde a sua fundação que a Solsef tem tido uma preocupação com o desenvolvimento e promoção do ser humano em duas das suas fases mais decisivas: a infância e a juventude, dada a sua extrema importância para o desenvolvimento pessoal e para o leque de opções futuras de cada indivíduo. Assim, os nossos projetos têm um enfoque especial nesta faixa etária, procurando atuar ao nível da educação e da saúde, áreas essenciais para se tornarem adultos preparados física, psicológica, cultural e educacionalmente para darem o seu contributo às suas famílias, comunidades e sociedade em que se inserem

Conhece todos os projetos

Qualificação Pedagógica

Contribuir para o desenvolvimento da qualificação do sistema educativo no setor de Empada (Guiné-Bissau).

Sabe mais

Jardim de Infância São Simão

Apoiar o desenvolvimento educativo do ensino pré-escolar em Nampula (Moçambique)

Sabe mais

Centro Social Sereboqui

Apoiar o desenvolvimento socioeducativo no município de “Buena Vista” (Bolívia)

Sabe mais

Jardim de Infância Padre Jonas

Apoiar a construção e equipamento do Jardim de Infância Padre Jonas (com 300 alunos), em Safim (Guiné-Bissau), e a ainda a formação das educadoras e o pessoal de serviço (6 elementos).

Sabe mais

Rádios Educativas

Promover a formação da população marajoara da Diocese de Ponta de Pedras através da aquisição e renovação dos equipamentos e infraestruturas das rádio, e de outras medidas visando a sua sustentabilidade.

Sabe mais

Missão em Kajegut

Construir um espaço polivalente na tabanca de Kajegut, sob a coordenação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Caió (na Guiné-Bissau), para o desenvolvimento de atividades na área da saúde e a educação.

Sabe mais