21 de Junho, 2022

Voluntariado Internacional Ético – Permanecer envolvido

Para continuarmos com a nossa série de reflexões para um voluntariado internacional mais ético, hoje segue mais uma dica: tenta permanecer envolvido com a comunidade e com o projeto.

Após o teu regresso, e mesmo à distancia, sabe que ainda é possível continuares a apoiar o projeto no qual participaste. Podes aproveitar a experiência adquirida para ajudar de muitas outras formas. Por exemplo, podes partilhar o teu testemunho para sensibilizares os teus amigos, colegas ou familiares para a causa. Outras boas ideias são realizares algum trabalho de forma remota ou organizares angariações de fundos para os projetos.

Contudo, sê realista quanto à tua disponibilidade. É muito comum os voluntários regressarem abrumados e com muita vontade de ajudar, mas o regresso à rotina pode não deixar muito tempo livre. Assim, planifica bem e de forma realista as tarefas com que pretendes contribuir. Desta forma poderás evitar criar falsas expectativas no local ou ter que abandonar as iniciativas que começaste por falta de tempo ou recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *